O seu canal de Noticias

PARTIDOS DE OPOSIÇÃO APRESENTAM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO PRESIDENTE DA COREIA DO SUL APÓS DECRETO DE LEI MARCIAL

Seis partidos de oposição na Coreia do Sul apresentaram, nesta quarta-feira (4), um pedido de impeachment contra o presidente Yoon Suk Yeol, em resposta à crise gerada pelo decreto de lei marcial, que restringia direitos civis. Horas após a imposição da medida, Yoon recuou e revogou o decreto ainda na terça-feira (3).

O impeachment requer o apoio de dois terços do parlamento, que é majoritariamente de oposição, além da aprovação de pelo menos seis juízes do Tribunal Constitucional. O pedido pode ser colocado em votação na sexta-feira (6), conforme o deputado Kim Yong-min, do Partido Democrático. O impeachment foi assinado por 191 parlamentares da oposição, sem apoio de membros do governo.

A crise levou ao pedido de renúncia de principais assessores de Yoon, incluindo o ministro da Defesa. O decreto de lei marcial, que restringia direitos civis e substituía a legislação normal por leis militares, foi justificado pelo presidente como uma medida para “limpar” o país de aliados da Coreia do Norte e combater forças “antiestado”.

A medida gerou forte reação negativa, com deputados rejeitando o decreto em uma votação emergencial, e milhares de sul-coreanos protestando contra a lei marcial, celebrando sua revogação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.