O seu canal de Noticias

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA REGISTRA MENOR TEMPERATURA DO ANO NO BRASIL COM -9,2ºC

Mínima foi registrada às 4h59 desta quinta-feira. Reserva amanheceu com córrego congelado e vegetação coberta por geada.

O Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou a menor temperatura do ano no Brasil na madrugada de quinta-feira (13) após um termômetro marcar -9,2ºC.

A temperatura foi registrada por volta de 4h59, em uma estação localizada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

Segundo a direção do parque, esta foi a menor temperatura do ano na reserva e a mais baixa do Brasil.

Parte da vegetação ficou coberta por uma geada em um outro ponto do parque, a cerca de 2.350 metros de altitude. A informação foi confirmada pela especialista em meteorologista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki.

“Isso ocorre quando temos noites com céu limpo e ventos calmos. A superfície perde calor para a atmosfera. Quando a temperatura chega a zero grau. A umidade suspensa na atmosfera congela. Se formou orvalho durante a madrugada, o orvalho congela. Porque a temperatura de congelamento da água é zero grau”, explicou Maria Clara.

Com o frio, um córrego localizado próximo ao Abrigo Rebouças, a 2.380 metros de altitude, congelou. Nas imagens feitas pelo guia Demilson Rodrigues, é possível perceber as placas de gelo.

Menor temperatura do ano no Brasil pela quarta vez

Esta é a quarta vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra a menor temperatura do ano no Brasil. O último recorde tinha sido no dia 31 de maio, quando um termômetro marcou -8,5ºC.

O ranking anual de menores temperaturas é feito pela WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em março deste ano, a administração da reserva instalou uma câmera há 2.584 metros de altitude e disponibilizou a transmissão ao vivo e de graça pela internet.

A câmera fica no Morro da Antena, na parte alta do parque, de onde é possível observar o Morro do Couto e o Pico das Agulhas Negras, além da parte rural de Itamonte (MG). À noite, as pessoas conseguem ver as luzes das cidades paulistas de Queluz e Cruzeiro.

Apesar da facilidade de poder observar as belezas naturais, a ideia é que as pessoas não deixem de ir ao parque, mas que se sintam “convidadas” a conhecer ou retornar para um passeio.

O gestor do Parque Nacional do Itatiaia disse que várias câmeras foram instaladas no parque para o monitoramento de incêndios. No entanto, devido à curiosidade de quem ainda não conhece a reserva, a administração optou por liberar a transmissão de uma delas na internet.

“O motivo de instalação destas antenas é porque a gente percebe que existe uma curiosidade para conhecer as Agulhas Negras. Afinal, é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos mais altos de Minas Gerais também”, disse Felipe Cruz Mendonça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.