PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR COMPLETA 111 ANOS, CELEBRA A DATA COM TRÊS DIAS DE FESTA E COM INGRESSOS A R$ 1 PARA CRIANÇAS CARIOCAS
Música ao vivo, distribuição de brindes, aulas gratuitas, e muito mais nos dias 27, 28 e 29/10
O Parque Bondinho Pão de Açúcar vai completar 111 anos na próxima sexta-feira, 27, e os visitantes do atrativo turístico serão presenteados com três dias de comemoração. De 27 a 29 de outubro, haverá música ao vivo, aulas de yoga, apresentação do Ballet de Manguinhos, oficinas, distribuição de brownies, brindes e muito mais. Além disso, o Parque Bondinho está com uma promoção especial no Mês das Crianças: até o dia 31, a campanha “Bondinho das Crianças” irá oferecer bilhetes por R$ 1,00 (somente em compras pelo site do Parque) para crianças que tenham entre 3 e 12 anos de idade, que morem ou tenham nascido no Rio e Grande Rio, e que estejam acompanhadas de um adulto pagante.
No dia 27, às 10h, o Parque irá oferecer para turistas e cariocas uma aula gratuita de yoga no Espaço Maria Ercília, no Morro da Urca. As vagas são limitadas. Também às 10h, haverá uma oficina de plantio com a turma do Os Fabulosos, que promete ensinar os segredos da jardinagem para crianças e adolescentes. Já às 12h, o Ballet Manguinhos, projeto que já beneficiou mais de três mil meninos e meninas desde a sua criação, em 2012, fará uma apresentação de ballet clássico a dança contemporânea.
A música ficará a cargo de Gênesis Araújo, das 14h às 17h; já das 16h às 17h e das 17h30 às 18h30, a Roda de Samba Papo de Quintal irá comandar a festa. O grupo fará apresentações, sempre nos mesmos horários, durante os três dias de comemoração.
Já no sábado, 28, os visitantes poderão curtir uma tarde encantadora ao som do DJ TOMMAX, que vai se apresentar das 12h às 16h, no Jardim dos Discos, no Morro da Urca. E no domingo, 29, a festa continua com muita música ao vivo, distribuição de brindes, vistas deslumbrantes e diversão para toda a família.
“É motivo de muito orgulho o Parque Bondinho inspirar felicidade em tantas pessoas há 111 anos. Muitas conquistas, inovações e transformações fizeram com que chegássemos até aqui, sempre de acordo com os nossos pilares: segurança, inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é manter o propósito de inspirar felicidade a todos os visitantes, proporcionando uma experiência inesquecível, de forma sustentável e encantadora.”, comenta Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter, holding que administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar e outras empresas.
Um monumento em movimento
Inaugurado em 27 de outubro de 1912, por Augusto Ferreira Ramos, o Parque Bondinho Pão de Açúcar inseriu o Rio de Janeiro no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais. O segundo trecho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, entrou em funcionamento poucos meses depois, em 18 de janeiro de 1913.
Em 1962, o engenheiro Cristóvão Leite de Castro assumiu a direção da empresa e foi o responsável pela modernização das estações e pelo investimento na implementação do novo sistema do teleférico do parque, ocorrido em 1972.
Em 2008, foram instaladas as novas cabines do Parque Bondinho Pão de Açúcar, fabricadas na Suíça, com decoração interna e painel de controle mais modernos, pintura externa diferenciada, e, principalmente, estrutura com melhorias de segurança.
Com sólida trajetória no turismo, o Parque Bondinho Pão de Açúcar tornou-se um dos principais cartões-postais do Brasil, tendo recebido mais de 50 milhões de visitantes em 111 anos de história e funcionamento. O Parque segue inovando no setor com iniciativas que visam aprimorar a experiência de cariocas e turistas.
Além da sua importância para a indústria turística do país, o Parque Bondinho tem um grande compromisso em deixar um legado histórico para a cidade do Rio de Janeiro, sempre respeitando o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Promovido pela empresa há mais de 30 anos, o projeto Educa Bondinho é o maior programa de educação ambiental em atrações turísticas do Rio de Janeiro. A ação tem permitido a visitação escolar dentro do atrativo com o objetivo de estimular a sensibilização de crianças e adolescentes com informações sobre as paisagens cariocas e os vários aspectos da fauna e flora da Mata Atlântica. Desde 2015, quando foi reformulado, o Educa Bondinho já recebeu mais de 60.000 participantes, entre alunos, professores e acompanhantes.
Entre os projetos voltados para a preservação do meio ambiente, o Parque possui um sistema regenerativo de energia para o funcionamento dos teleféricos e trabalhou, recentemente, no processo de neutralização de carbono de toda a sua operação, tendo conquistado a certificação de CO2 neutro. Além disso, a empresa adotou e recuperou mais de 38 mil m2 da Unidade de Conservação do Morro da Urca, incluindo um trecho da Trilha Transcarioca, e já realizou o reflorestamento de mais de 1.800 espécies nativas nos Morros da Urca e Pão de Açúcar.
“Por estarmos estabelecidos numa das paisagens mais icônicas do mundo, em meio à Mata Atlântica, a sustentabilidade sempre esteve em nosso DNA e, por isso, seguimos comprometidos em promover iniciativas com forte impacto socioambiental”, finaliza Sandro Fernandes.