Parada do Orgulho LGBT+ enviará recado direito ao Congresso: “Basta de negligência e retrocesso”
A maior cidade do país será palco, amanhã, de uma manifestação de teor político. Com expectativa de reunir centenas de milhares de pessoas, a Parada do Orgulho LGBT em São Paulo enviará um recado direto para Brasília. O tema da passeata é Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote consciente pelos direitos da população LGBT!, indicando a reivindicação dessa parcela da população que cumpre seus deveres de cidadão – vota, paga impostos, produz — mas não vê o reconhecimento na mesma proporção.
Entre as principais reivindicações está a tipificação do crime de LGBTFobia. Essa pauta, entretanto, enfrenta resistência no Congresso Nacional. Em outra frente, o governo federal lança ações e programas para mitigar a desigualdade contra esse público. Um dos exemplos é o LGBQIA Cidadania, iniciativa anunciada esta semana. Uma das frentes é o investimento de R$ 1 milhão, por meio do Banco do Brasil, para projetos sociais que contribuam para a causa.
Há outras questões urgentes que precisam ser enfrentadas. A violência contra esse público ainda é avassaladora. Levantamento do Instituto Pólis, divulgado no mês passado, mostra aumento de 970% das notificações de violência contra a população LGBTAIA em serviços de saúde na cidade de São Paulo. A pesquisa analisou os registros de 2015 a 2023. Dos 2.298 casos contabilizados, 45% dizem respeito a violência física.
Por Carlos Alexandre de Souza – CB