O seu canal de Noticias

PAPO RETO SEM MI MI MI

COMEÇOU ONTEM A REUNIÃO DA CÚPULA DO G20

Os 19 países que representam 85% do produto interno bruto mundial, 75% do comércio mundial, 2/3 da população mundial, mais união Europeia, união Africana e instituições internacionais estão reunidos desde ontem (18/11) no Museu de Arte Moderna – MAM, discutindo a pauta econômica mundial para sustentabilidade do planeta, a preservação do ser humano, natureza e governança mundial.
O G20 social pela primeira vez aconteceu no encontro das potencias e dos emergentes. Foi entregue documento trabalhado nos dias 14,15 e 16 pelos representantes da sociedade civil mundial. Os Presidentes Luiz Inacio Lula da Silva (Brasil) e Cyril Ramaphosa (África do Sul) receberam das mãos dos representantes sociais. A senhora Mozer Moraes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores leu os principais pontos sendo aprovado por aclamação – Criação do fundo para o combate à fome; Garantir o acesso de alimentos para todos de forma adequada; Trabalho descente dentro dos padrões da organização internacional do trabalho-OIT; Fundo para proteger as florestas tropicais como Amazonas; Promoção da democracia e da participação da sociedade civil; Taxação progressiva das superpotências. O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento já se prontificou em doar 253 milhões de dólar, equivalente a 140 bilhões de reais, para programas que leve a erradicação da fome e pobreza no mundo, que os novos projetos aprovados que sejam destinados 50% para mulheres, afrodescendentes e população indígenas.
Hoje será o último dia com a África do Sul assumindo a presidência até o próximo G20/2025, a princípio em Joanesburgo. OBS.: O texto final vamos divulgar na próxima edição na integra.
Nesse G20/Brasil alguns pontos chamaram atenção. A presença do cantor e compositor Alceu Valença que na ditadura militar era simpático ao regime, sendo questionado por seus contemporâneos que dividiam moradias no Rio de Janeiro, no início das respectivas carreiras. O flerte que a senhora Fafá de Belém fez com Color de Melo na presidência. Sem ressentimento. Um evento que busca a celebração da vida, da democracia… não pode colocar no palco artistas que de alguma maneira ajudaram o regime ditatorial e nefasto. O outro ponto foi a postura da primeira dama que xingou o dono da plataforma X, Elon Musk, de fuck you (vai se f…….). Musk deu a resposta. Vai usar o X e seu poder no governo Trump para jogar contra a possível reeleição do atual presidente. Falou também do “bestão” que se suicidou depois de ter jogado bombas no STF sem atingir o objetivo. Uma postura deplorável não fazendo jus ao cargo que ocupa. A socióloga não pode tudo! Tem que ser política e agir de forma favorável ao mandato do presidente, seu marido. O presidente sem usar o nome da primeira Dama retrucou o episódio.
POR: Amaury Oliveira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.