O seu canal de Noticias

PAPO RETO SEM MI MI MI

“CONSTRUIR UM MUNDO JUSTO PARA TER UM PLANETA SUSTENTÁVEL

Em resposta a crise mundial financeira, foi criado em 1999 o G-20.

É um fórum de cooperação internacional com objetivo de criar meios para fortalecer a economia e o desenvolvimento socioeconômico global. O G-20 tem um papel importante na governança mundial pautando as grandes questões econômicas internacionais.

O Brasil assumiu a presidência em 2023 no final do encontro na Índia. Cabe o País gestor do fórum fazer a próxima conferência. De 14 a 19 de novembro do ano corrente, o Rio de Janeiro vai sediar o G-20/2024. Será a 19ª conferência no solo Brasileiro.

O Brasil sugeriu na conferência anterior a pauta que será discutida na “Cidade Maravilhosa”, com os temas: Combate à fome, Pobreza e Desigualdade. São os três pilares para o desenvolvimento sustentável/econômico social e ambiental. É a primeira vez que os movimentos sociais vão participar e o documento elaborado vai ser entregue para cúpula do G20 que servirá de subsídio do documento final do encontro.

A abertura foi dia 14 no Museu do Amanhã, com a presença dos anfitriões, o ministro da secretaria geral da presidência Marcio Macedo, da socióloga e primeira dama Janja da Silva do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira e o Ministro da Fazenda Fernando Haddad.  

Os movimentos sociais participam em 12 grupos de trabalho nos dias 15,16 e 17. A sociedade civil internacional esteve representada na abertura por Morgan Ody e Edna Rolland pelo Brasil. No Boulevard Olímpico (armazém 2 e 3), na zona portuária, estão acontecendo as reuniões dos movimentos sociais. Foi um marco incluir no G20 a discursão da pauta social com os movimentos participando.

Desde o dia 14 até o dia 16 está acontecendo o Festival Aliança Global contra a fome e a pobreza, nos palcostemáticos -” Ancestralidade e Herança Africana – Muito Obrigado Axé” em homenagem a Pequena África (Baile Black Bom, Mateus Aleluia, Seu Jorge, Rita Benedito… –14/11). Hoje (15/11) terá no palco “O Show Tem Que Continuar”, Maria Rita, Zeca Pagodinho e Baile Black Bom. No sábado (16/11), Kleber Lucas (gospel), Ney Mato Grosso, Mária Gadú e Baile Black Bom…

A Cúpula das lideranças governamentais vai se reunir nos dias 18 e 19 com a presença dos 19 países membros (África do sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Australia, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Mexico, Reino Unido, Rússia Turquia) e os convidados União Europeia e União Africana no MAM.

Sem dúvidas essa conferência se respeitada e implementadas as resoluções aprovadas, vamos dar um passo para fugir da barbárie que está acontecendo com as guerras (Israel X Palestina…), desemprego, fome, crises climáticas…

POR: Amaury Oliveira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.