
PAPA FRANCISCO É SEPULTADO NA BASÍLICA SANTA MARIA MAIOR
O caixão foi transportado em um veículo branco parcialmente aberto que percorreu as ruas de Roma por cerca de 30 minutos
O caixão do papa Francisco chegou à Basílica Santa Maria Maior, em Roma, neste sábado (26/4). O argentino é o primeiro pontífice sepultado fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.
O corpo de Francisco será sepultado em cerimônia fechada. O caixão foi transportado em um veículo branco parcialmente aberto que percorreu as ruas de Roma por cerca de 30 minutos, passando por locais icônicos, como o Coliseu.
A Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário) — os nove dias de luto e orações em honra ao papa Francisco, foi presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, juntamente com outros 980 cardeais, bispos e padres.
Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens ao papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, que chegou ao fim no Vaticano na sexta-feira (25/4).
Feito em mármore da região da Ligúria, na Itália, o túmulo do papa traz apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução da cruz peitoral do pontífice.
O local da sepultura foi preparado em um nicho da nave lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, e está localizada próximo ao Altar de São Francisco.
O sepultamento do Santo Padre é precedido pelo canto de quatro salmos e acompanhado por cinco intercessões. Depois o Pai Nosso foi entoado.
Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro pontífice a adotar o nome Francisco, em homenagem ao santo dos pobres, quando foi eleito em 13 de março de 2013.
Como símbolo de Francisco, um grupo de pessoas pobres, presos, migrantes e trans recebeu o caixão do papa com uma rosa branca na chegada à Santa Maria Maior.
Com informações da AFP*