PAPA FRANCISCO APELA POR AÇÃO GLOBAL CONTRA O DESPERDÍCIO DE COMIDA: “É UMA AFRONTA AOS POBRES”
Papa Franscisco enviou uma mensagem à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) por ocasião do dia mundial contra o desperdício de alimentos
Télam – O Papa Francisco considerou hoje que “a praga da perda e do desperdício de alimentos” a nível mundial é “uma afronta aos pobres”, ao apelar à comunidade internacional que dedique recursos para assegurar a alimentação de todos os habitantes da Terra.
“A praga da perda e do desperdício de alimentos é tão alarmante e funesta quanto a tragédia da fome que aflige tão cruelmente a humanidade”, criticou o pontífice em uma mensagem enviada à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) por ocasião do dia mundial contra o desperdício de alimentos.
“Cito estes dois dramas juntos porque os considero unidos por uma única raiz de fundo: a cultura predominante que levou a desnaturalizar o valor do alimento, reduzindo-o a mera mercadoria de troca”, aprofundou Francisco na missiva divulgada pela Santa Sé.
Segundo o Papa, “é imprescindível fortalecer em nós a convicção de que o alimento descartado é uma afronta para os pobres”.
“É o senso de justiça para com os necessitados que deve impulsionar a todos e cada um a uma mudança categórica de mentalidade e de conduta”, acrescentou.
“Isto se torna cada vez mais urgente, pois deve-se reconhecer, e gostaria de sublinhar, que o alimento que jogamos no lixo o arrancamos iniquamente das mãos daqueles que dele carecem”, enfatizou.
Em sua mensagem, Jorge Bergoglio convocou a comunidade internacional a “investir recursos financeiros, unir vontades, passar das meras declarações a tomadas de decisões clarividentes e incisivas” para “pôr fim à perda e ao desperdício de alimentos”.