PAIS DENUNCIAM QUE GOLPISTAS CRIARAM PERFIL FALSO PARA PEDIR DINHEIRO PARA TRATAMENTO DE BEBÊ COM ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL
Pais contam que foram surpreendidos no começo da semana com a mensagem de uma pessoa da Turquia denunciando a articulação feita na conta que utilizava a imagem de Olívia
A família de um bebê de 10 meses, que tem Atrofia Muscular Espinhal (AME) desde o nascimento — doença que interfere na capacidade motora — denuncia que fotos da menina estão sendo usadas em um perfil falso, nas redes sociais, para pedir dinheiro para um tratamento da criança na Turquia.
Olívia é uma bebê que tem a doença considerada rara que interfere na capacidade de respirar, engolir e se movimentar. Desde que nasceu, os pais travam uma luta contra o tempo para conseguir uma medicação para ajudar no tratamento, que custa R$ 6 milhões.
“Recebemos essa informação com muita tristeza e indignação. A gente não quer acreditar que existam pessoas capazes de se aproveitar de uma criança de 10 meses para benefício pessoal e aplicar golpe internacional. Recebemos na terça e tomamos as providências”, conta Gabriel Guimarães, pai de Olívia.
Além da medicação, a bebê precisava de um acompanhamento multidisciplinar, que também exigia muito dinheiro da família, que não tinha como pagar.
Contudo, com doações, a família passou a custear parte do tratamento, que não é coberto pelo plano de saúde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Q/1/y6WWAtRbakIuUBu82W5w/bdrj-limpo-20240704-0540-frame-240894.jpeg)
Olívia, de 10 meses — Foto: Reprodução
Para prestar contas às pessoas que doaram e vêm doando recursos que ajudam no processo da menina, a família criou um perfil em uma rede social, onde mostram os procedimentos médicos e a evolução da bebê.
No começo da semana, os pais da menina foram surpreendidos com uma mensagem assustadora. Uma pessoa, que se identificou sendo da Turquia, enviou um texto para o pai da criança informando que estava com fotos e vídeos de Olívia, em duas redes sociais, para pedir dinheiro para o tratamento da criança, naquele país.
Perfil falso pede dinheiro para tratamento de bebê de 10 meses com atrofia muscular espinhal — Foto: Reprodução
“O que podemos é cobrar a Meta e o TikTok que derrube esse perfil o quanto antes e que a imagem da nossa Olívia seja preservada.”
Os pais procuraram a polícia e fizeram um boletim de ocorrência. Agora, eles pedem ajuda das pessoas para que denunciem o perfil.
“Essa é uma doença que está muito em alta atualmente. Tem muitos estudos, os medicamentos são relativamente novos. É uma das doenças mais caras do mundo para se tratar, então a gente acredita que tudo isso possa ter contribuído também para lançarem mão desse perfil falso”, afirma Vanessa, mãe de Olívia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/b/8/OQDdyPRBSMEw3RT2xTwQ/bdrj-limpo-20240704-0540-frame-239373.jpeg)
Perfil falso pede dinheiro para tratamento de bebê de 10 meses com atrofia muscular espinhal — Foto: Reprodução
Por Anna Beatriz Lourenço, Edvaldo Santos, Bom Dia Rio