Padilha diz que Lira ‘em nenhum momento’ pediu qualquer ministério
Ministro das Relações Institucionais nega que aliados do presidente da Câmara tenham pressionado por controle do Ministério da Saúde. Segundo Padilha, pasta não está em cotas partidárias.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (19) que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), “em nenhum momento” pediu qualquer ministério ao governo.
Padilha falou com a imprensa após reunião com o presidente Lula, no Palácio do Alvorada. Segundo os colunistas do g1 Andréia Sadi e Valdo Cruz, integrantes do Centrão aliados a Lira têm pressionado pelo controle da pasta, que possui orçamento anual de R$ 180 bilhões.
“Eu quero ser justo aqui com o presidente Arthur Lira, da Câmara, que eu tenho ouvido muitos comentários, imprensa, notícias, boatos de que o presidente Arthur Lira teria feito um pedido, uma reivindicação para o governo do presidente Lula de ocupar o Ministério da Saúde”, disse.
“Eu quero ser justo com o presidente Arthur Lira. Tanto para mim quanto para o presidente Lula, em nenhum momento, o presidente Arthur Lira reivindicou qualquer ministério, ocupar qualquer ministério do governo. Tem que ser justo em relação a isso”, continuou.
Segundo Padilha, Lula também não pretende fazer escolhas políticas para o Ministério da Saúde, principalmente depois que a importância da pasta ficou evidenciada durante a pandemia de Covid-19.
“Também queremos posicionar claramente que o presidente Lula, em nenhum momento, desde a montagem do seu governo, desde a escolha dos ministros e ministras, colocou o Ministério da Saúde como cota partidária de qualquer partido”, afirmou.
Por Paloma Rodrigues e Pedro Alves Neto