PACIENTES RECLAMAM QUE FALTA QUIMIOTERAPIA EM HOSPITAL NA BAIXADA: ‘CÂNCER NÃO ESPERA’
Pacientes do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, denunciam e reclamam que a unidade não está realizando tratamento de câncer. Eles contam que faltam quimioterapia, remédios e cirurgias.
Michele trata de um câncer de mama há mais de um ano e diz que está um grupo de mensagens com outras pacientes e todas relataram dificuldades para realizar cirurgias no hospital. Segundo ela, há pacientes esperando há quatro meses.
“A resposta que nós temos é que por falta de repasse das verbas essas cirurgias não acontecem. E o tratamento fica interrompido. Só que o câncer, infelizmente, não espera “, relatou Michele.
Valdilene, que também faz tratamento no hospital, está esperando uma cirurgia desde 19 de maio. “A gente precisa do tratamento e da cirurgia para sobreviver”.
Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias disse que o Centro Oncológico realizou, do dia 1º até o dia 14 de junho, mais de 270 tratamentos de quimioterapia a pacientes acompanhados na unidade. E que enfrentou, nos últimos dias, “uma situação pontual” relativa ao tratamento para um grupo específico de pacientes, em função do atraso na entrega de um medicamento chamado ciclofosfamida.
Segundo a nota, o medicamento chegou na última segunda-feira e o atendimento a esse grupo já está sendo normalizado, assim como o agendamento de cirurgias para pacientes em tratamento na unidade.