O seu canal de Noticias

Otan decide aumentar presença no mar Báltico após danos à infraestrura de cabos

Autoridades da Otan suspeitam de sabotagem externa

A aliança militar Otan anunciou o lançamento da missão “Baltic Sentry” para reforçar o conhecimento situacional e aumentar a capacidade de dissuasão na região do mar Báltico, segundo declaração conjunta divulgada após o encontro, conforme noticiou a agência Sputnik nesta quarta-feira (15). 

Mais cedo, foi realizada em Helsinque, Finlândia, a Cúpula do Báltico da Otan, com a participação do secretário-geral da aliança, Mark Rutte.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou após a cúpula do Báltico da Otan que os países membros decidiram aumentar radicalmente sua presença militar na região do Báltico.

Otan-sede

Sede da Otan em Bruxelas (Foto: REUTERS/Yves Herman)REUTERS/Yves Herman/

Um incidente envolvendo danos a cabos no Mar Báltico ocorreu em novembro de 2024, quando o cabo de telecomunicações C-Lion1, entre Finlândia e Alemanha, e o cabo de comunicação entre Suécia e Lituânia foram rompidos. Na época, autoridades suspeitaram do navio cargueiro chinês Yi Peng 3.

Em 25 de dezembro, o cabo de energia EstLink 2, entre Finlândia e Estônia, também foi danificado, junto a outros quatro cabos de comunicação que conectam a Finlândia com a Estônia e a Alemanha.

As autoridades suspeitam que o navio petroleiro Eagle S, sob bandeira das Ilhas Cook, tenha causado os danos ao lançar âncora no Golfo da Finlândia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.