OS PRAZERES DE HEITOR, O MESTRE SALA DA PEQUENA ÁFRICA
ESPETÁCULO COM A GRANDE COMPANHIA BRASILEIRA DE MYSTÉRIOS E NOVIDADES
CALENDÁRIO CULTURAL 2024 – Zona Portuária do Rio de Janeiro
O espetáculo inédito “OS PRAZERES DE HEITOR, o mestre sala da Pequena África” apresenta ao público um importante nome da cultura popular brasileira: Heitor dos Prazeres (1898-1966), cantor, compositor, instrumentista e pintor brasileiro que viveu na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. O espetáculo acontece na Praça da Harmonia, sede de Arte Pública Carioca, no dia 25 de maio às 17hs. Neste Teatro Musicado o elenco é formado pelos artistas brincantes sobre pernas de pau e músicos da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades.
Nascido na Cidade Nova cunhou o nome “África em miniatura” para designar o território da Praça XI à Pedra do Sal. Frequentador assíduo da Casa de Tia Ciata conviveu com Donga, João da Baiana, Pixinguinha, Sinhô, Paulo da Portela entre outros. Era um bamba no meio dos bambas.
A partir do desfile dos “Pândegos da África”, como nos carnavais, suas músicas e parceiros – João da Baiana, Tia Ciata, Donga, Caninha, Pixinguinha são trazidas entre cenas e textos que marcam este multiartista e exaltam a rua, o lugar do povo. “Este povo que sou eu, O homem do povo”.