O seu canal de Noticias

ORLA DA PRAIA DAS PEDRINHAS RECEBERÁ NOVA INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO

Investimento da Águas do Rio em obra de esgoto irá beneficiar cerca de 700 pessoas entre moradores e comerciantes do bairro

Niterói – O projeto de revitalização da orla da Praia das Pedrinhas vai contar com um importante reforço. A Águas do Rio iniciou, neste mês, a instalação do novo sistema de esgotamento sanitário, que consiste na implantação de dois quilômetros de rede coletora e de uma estação de bombeamento. Com isso, cerca de 2,6 milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados por dia na Baía de Guanabara, contribuindo com a população local e a preservação do meio ambiente.

Para o diretor executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra, as contribuições que a obra vai proporcionar na região vêm ao encontro do propósito da empresa em transformar vidas por meio dos serviços na cidade. “Além de beneficiar o meio ambiente, a implantação dessa infraestrutura terá reflexos positivos na atividade pesqueira e no comércio, no fomento do turismo local e na valorização dos imóveis – que vão passar a ter o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Somado a isso, outros fatores de extrema importância são a influência direta na saúde e na qualidade de vida para cerca de 700 moradores do local, além dos frequentadores da região”, afirma o diretor.

O novo sistema será conectado à rede existente para direcionar o esgoto à Estação de Tratamento (ETE) São Gonçalo, localizada no bairro Boa Vista. Com isso, a obra da concessionária fará com que o material receba o tratamento adequado, retornando à natureza dentro dos parâmetros de qualidade. Outro destaque da ação é que as equipes da Águas do Rio irão regularizar as ligações de água dos moradores da região, formalizando e melhorando o abastecimento.

Para o comerciante Wellington Siqueira, 52 anos, a intervenção será bem recebida. Ele acredita que, após a conclusão das obras, mais pessoas vão passar a frequentar a região.“Torço pela melhoria do local como um todo, não só para o comércio, mas para todos os moradores e os que frequentam aqui. Afinal, essa é a única praia que temos em São Gonçalo. Tem um pôr do sol muito bonito e é a oportunidade de vê-la limpa de novo”, afirma.

Já o aposentado Geneci Moraes, 81 anos, residente há 23 anos na Praia das Pedrinhas, tem a esperança renovada em ver a beleza da praia como em anos anteriores. “Aqui tínhamos o pescado próximo. Não esperava ver essa praia limpa novamente. Com a conclusão desse trabalho, a Águas do Rio vai dar ao morador o direito de ver este local decente de novo”, concluiu.

A reforma e revitalização da orla da Praia das Pedrinhas, que pretende transformar urbanisticamente um dos cartões postais da cidade, é realizada pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, junto ao Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Ministério do Turismo.

Mais obras de esgoto em São Gonçalo

Essa não é a primeira obra de esgoto que a Águas do Rio faz no município. Recentemente, a concessionária iniciou outra frente de trabalho que vai beneficiar 44 mil famílias do bairro Mutondo. A instalação de 3,4 quilômetros de rede coletora de esgoto, quando concluída, vai tratar 7 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a três piscinas olímpicas, na ETE São Gonçalo. Além dessa intervenção, a empresa também fez investimentos na modernização da ETE São Gonçalo e na reforma das ETEs Apolo e Jardim Catarina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.