OPOSIÇÃO RACHA, E BASE VÊ CAMINHO LIVRE PARA ZANIN
Com a oposição rachada, a base do governo Lula no Senado Federal vê caminho livre para Cristiano Zanin chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o presidente indicá-lo ao cargo no início do mês.
Nesta terça-feira (13), Zanin inicia oficialmente seu périplo pelo Senado. O advogado tem reunião marcada na liderança do PSD, dentro do próprio Senado.
Extraoficialmente, Zanin tem se encontrado com integrantes de diversos partidos, inclusive da oposição. O objetivo é minar resistências contrárias a sua indicação.
A sabatina de Zanin está marcada para o próximo dia 21, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Alta, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Nas siglas de oposição, o entendimento é o de que a indicação ao Supremo é prerrogativa do presidente da República. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que o partido não deve prejudicar a indicação de Lula.
Portanto, tudo indica que Zanin não deve enfrentar desafios para ocupar uma cadeira na Corte, ainda que alguns nomes mais “radicais” da oposição possam fazer barulho e votar contra o advogado.
Por Daniela Lemos – CNN