OPOSIÇÃO ORGANIZA OFENSIVA ATÉ EM AEROPORTO EM FAVOR DO PROJETO DA ANISTIA
O Partido Liberal na Câmara dos Deputados fará uma ofensiva, nesta terça-feira (8), no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, para abordar parlamentares sobre o projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro colocará pessoas vestindo uma camisa com os escritos “Anistia Já”, junto de um QR Code para a assinatura da urgência do projeto.
A ação ocorrerá a partir das oito da manhã, momento em que uma abordagem semelhante será feita nos corredores da Câmara.
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ) garante que tem 182 dos 257 votos necessários para aprovar a urgência em plenário. O deputado planeja chegar ao número na próxima quinta (10), quando ocorre a reunião de líderes.
Sem as assinaturas dos líderes, o PL tem atuado no varejo para conquistar apoio voto a voto. A urgência permite que o texto seja analisado diretamente pelo plenário, sem necessidade de passar pelas comissões da Câmara.
Na última reunião de líderes, Sóstenes citou apoio de Gilberto Kassab, do PSD, e de Ciro Nogueira, do PP, ao projeto, e prometeu avançar com as assinaturas nesta semana.
Por outro lado, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Lindbergh Farias (RJ), alertou para uma crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF), caso a proposta avance no Congresso.
Outros líderes pedem que o debate sobre Anistia seja retomado quando houver garantia para a urgência.
por Tainá Falcão – CNN