OPOSIÇÃO AVALIA ANTECIPAR PEDIDO PARA PAUTAR URGÊNCIA DO PROJETO DA ANISTIA
Enquanto o governo pressiona para que parlamentares da base retirem assinaturas do requerimento de urgência do projeto de lei da anistia, a oposição traça uma estratégia: caso o documento comece a perder parte dos 265 apoios conquistados até agora – oito a mais do que os 257 necessários – o líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), avalia antecipar a apresentação do requerimento à Presidência da Casa.
Inicialmente, a ideia da oposição é que o assunto seja discutido apenas no dia 24 de abril, data da próxima reunião de líderes da Câmara.
Mas, se notar que deputados estão retirando assinaturas por pressão do Palácio do Planalto, Sóstenes colocará em prática a tática de antecipação.
Até agora, a decisão de protocolar o requerimento para que a proposta tramite em regime de urgência na Câmara está mantida, uma vez que a oposição quer aumentar ainda mais o número de apoiadores.
Pelas contas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há potencial de conseguir mais cerca de 30 votos.
O PL chegou a retirar do ar a lista de parlamentares que assinaram o requerimento de urgência para evitar que governistas pressionassem os congressistas a desistir do apoio ao regime de urgência.
por Débora Bergamasco – CNN