OPERAÇÃO TRILHA DO ÓDIO: PF DEFLAGRA INVESTIGAÇÃO CONTRA A DISSEMINAÇÃO DE IDEOLOGIAS NAZISTAS
Investigadores também apuram a venda de materiais que fazem apologia ao nazismo
A Polícia Federal deflagrou a Operação Trilha do Ódio, para combater a disseminação de ideologias nazistas por meio de postagens em redes sociais contendo discursos de ódio. Investigadores também apuram a venda de materiais que fazem apologia ao nazismo. Estima-se que, no Holocausto (1939-1945), pelo menos 6 milhões de judeus morreram vítimas dos nazistas, liderados pelo então ditador Adolf Hitler (1889-1945).
Segundo a corporação, foram localizados e apreendidos materiais de apologia ao nazismo, como discos NSBM, bandeiras, patches e outros artefatos contendo símbolos nazistas, além de vestimentas relacionadas a grupos neonazistas, os quais serão submetidos a perícia técnica.
As investigações foram iniciadas após a identificação de um perfil em redes sociais que disseminava conteúdo de apologia ao nazismo, incitação ao ódio e discriminação contra a comunidade judaica, o que configura crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
De acordo com a PF, “no curso das apurações, foi constatado que o investigado comercializava materiais de propaganda nazista e supremacista branca, em sua maioria discos de bandas NSBM, atuando como um dos principais distribuidores desse tipo de conteúdo no país”. “Verificou-se o uso de plataformas digitais para ampliar o alcance da comercialização e da propagação ideológica”.
Por Leonardo Lucena