OPERAÇÃO MIRA EXPANSÃO DE FACÇÃO DO TRÁFICO DO RJ PARA A REGIÃO NORTE; POLÍCIA ATUA EM 4 ESTADOS
Agentes saíram para cumprir 113 mandados de busca e apreensão no RJ, MG, AM e PA. Houve um racha na facção Família do Norte, e um dos lados migrou para o Comando Vermelho e fundou o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM), reconfigurando as rotas das drogas pelo país.
A Polícia Civil do RJ iniciou nesta terça-feira (21) a Operação Rota do Rio, contra a expansão para outros estados de traficantes do Comando Vermelho (CV). Agentes saíram para cumprir 113 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.
Segundo as investigações da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), houve um racha na facção Família do Norte, e um dos lados migrou para o CV e fundou o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM), reconfigurando as rotas das drogas pelo país.
Essa aliança passou a controlar, por exemplo, a fronteira do Brasil com o Peru e com a Colômbia.
Ainda de acordo com a DCOC-LD, a quadrilha realiza pagamentos de forma pulverizada a diversos laranjas e empresas, como um frigorífico em nome de um ex-prefeito amazonense, para dificultar as investigações. Em 2 anos, as facções movimentaram R$ 27 milhões em atividades ilícitas.
Mandados na favela e no asfalto
Na capital fluminense, um dos endereços visados era um prédio na Avenida Atlântica, em Copacabana. Agentes também foram para a Barra da Tijuca e para o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, e para o Fallet-Fogueteiro, na região central — onde houve registro de tiroteio.
Ainda no RJ, mandados foram cumpridos em Armação dos Búzios e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Por Jefferson Monteiro, Leslie Leitão, g1