OPERAÇÃO DE RESGATE DE BRASILEIROS NO LÍBANO DEVE PRIORIZAR IDOSOS, MULHERES, CRIANÇAS E ENFERMOS
Já há uma autorização para o primeiro avião da FAB pousar no país no final de semana
O governo brasileiro decidiu começar uma operação de resgate dos mais de mil brasileiros que estão no Líbano e demonstraram interesse em voltar ao Brasil após os ataques de Israel ao país, informa o G1. A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. A maioria dos brasileiros que serão resgatados moram em Beirute, capital do país, e do Vale do Bekaa.
A decisão foi tomada após uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chanceler Mauro Vieira. Ambos estão no México para a posse da nova presidente do país, Claudia Scheinbaum. A embaixada do Brasil em Beirute realiza consultas com os brasileiros que estão no Líbano desde a semana passada, e a procura tem aumentado. As tratativas entre os dois governos estão avançadas e já há autorização para o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousar em Beirute no próximo fim de semana.
O Líbano está sendo alvos de ataques israelenses, que alega ter como alvo o Hezbollah. No entanto, os ataques atingem civis e já mataram dois brasileiros na semana passada. Na noite desta segunda-feira (30), Israel iniciou uma invasão terrestre no país. O Itamaraty discute há uma semana a possibilidade de resgate dos brasileiros que estão no lá.
Por 247