O seu canal de Noticias

OPERAÇÃO CONTRA ROUBO NA BAIXADA TEM FERNANDINHO BEIRA-MAR COMO ALVO

Policiais da 60ª DP (Campos Elíseos), promotores do Gaeco/MPRJ, e a Polícia Militar deflagraram na terça-feira (10) uma operação contra uma quadrilha especializada em roubo de cargas na Baixada Fluminense. O prejuízo causado pelo grupo criminoso é estimado em cerca de R$ 4 milhões.

Entre os alvos está Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, apontado como líder da organização. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no Presídio Federal de Catanduvas (PR), onde ele está detido desde março deste ano. Esta é a quinta vez que Beira-Mar é transferido para uma unidade de segurança máxima.

Segundo o Ministério Público, Beira-Mar comanda as ações do grupo mesmo preso. “Ele exerce soberania sobre os criminosos subordinados, mantendo redutos por meio do medo, sendo a principal liderança nas comunidades Parque das Missões e Jardim Ana Clara, em Duque de Caxias”, diz a denúncia.

A operação, batizada de Torniquete e em sua segunda fase, visa reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e veículos. Essas atividades financiam facções criminosas, alimentam disputas territoriais e sustentam familiares de integrantes do grupo, presos ou em liberdade. Desde setembro, a operação já resultou em mais de 240 prisões, além da recuperação de veículos e cargas roubadas.

As investigações detalharam a estrutura hierárquica da quadrilha, que utiliza armamento pesado e bloqueadores de sinal fornecidos pela facção criminosa. Em troca, metade dos lucros obtidos com os roubos é repassada à organização.

Ao todo, 28 mandados de busca e apreensão foram emitidos, incluindo em seis presídios. Entre os detidos, destacam-se:

Fernandinho Beira-Mar: Presídio Federal de Catanduvas (PR);

Cristiano Gregório de Lucena (Zé Galinha): Penitenciária Moniz Sodré;

Marcus Vinícius Gomes dos Santos (Tubarão): Penitenciária Moniz Sodré;

Hugo da Cunha Carvalho (Abraão): Cadeia Pública Jorge Santana;

Lucas de Oliveira Silva (Paraíba): Presídio Pedro Mello da Silva;

Marcos Vinícius dos Santos Silva (Chocolate): Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha.

Até o momento, uma pessoa foi presa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.