O seu canal de Noticias

OPERAÇÃO CONTRA O DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA COMEÇA EM 17 ESTADOS

Edição anterior identificou quase 18 mil hectares desflorestados

A maior iniciativa anual de combate ao desmatamento na Mata Atlântica, denominada Operação Mata Atlântica em Pé, começou nesta segunda-feira (16) em 17 estados. Coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), a ação ocorre simultaneamente em estados onde o bioma está presente: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A operação é fruto de uma parceria entre os ministérios públicos estaduais e órgãos ambientais. Ela é dividida em quatro fases: primeiro, as áreas desmatadas são identificadas com base em dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Mapbiomas Alerta. Em seguida, os proprietários são localizados, e as áreas passam por fiscalização realizada por órgãos públicos e polícias ambientais. Quando o desmatamento é confirmado, os responsáveis são autuados e podem enfrentar processos civis e criminais.

Entre 2022 e 2023, houve uma redução de 27% no desmatamento da Mata Atlântica, caindo de 20.075 para 14.697 hectares, conforme o Atlas da Mata Atlântica, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A queda foi observada em 13 dos 17 estados do bioma, com exceções no Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Alexandre Gaio, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná e presidente da Abrampa, destacou que a operação consolidou uma cultura de fiscalização do desmatamento ilegal, utilizando inteligência e o engajamento contínuo dos ministérios públicos e órgãos ambientais.

O balanço da edição deste ano será apresentado em 27 de setembro, com transmissão on-line pelo MPMG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.