Ofensiva contra chineses: Volkswagen terá carro elétrico popular
Modelo deve ter visual inspirado no ID.2all e chega em 2027
Recentemente no Brasil, as marcas chinesas têm lançado diversos modelos populares, como o BYD Dolphin, o Caoa Chery iCar e o JAC E-JS1. Esse avanço dos carros vindos da China também acontece nos mercados da Ásia — e também da Europa. Portanto, para tentar frear o crescimento dessas montadoras, a Volkswagen já prepara um novo veículo de entrada elétrico para ser vendido na Índia e em outros mercados asiáticos em 2027.
O novo modelo deve ser inspirado no conceito ID.2all, que traz detalhes da Kombi elétrica e do ID.4, que serão lançados no mercado brasileiro. Porém a proposta é que seja um carro de baixo custo.
Vale lembrar que a Volkswagen já vendeu um popular elétrico na Europa — e também no Uruguai. O e-up! era uma versão 100% elétrica do up! a combustão, que foi vendida no Brasil entre 2014 e 2021. O pequeno hatchback eletrificado tinha bateria de 32,3 kWh, o que confere uma autonomia de até 258 km no ciclo WLTP e um motor de 83 cv.
O novo modelo, que pode ser chamado de ID.1, deve ser posicionado abaixo do ID.2all, que deve servir de inspiração para o visual. Dessa forma, a linha elétrica da marca deve ficar com o ID.1, o ID.2all, o ID.3, o ID.4 e o ID.Buzz, sendo que esses dois últimos serão vendidos no mercado nacional. A montadora não revelou imagens do novo veículo nem informações da bateria e do motor.
Por Marcos Camargo Jr. – Auto Carros