O seu canal de Noticias

OBRAS EM REDE DE ÁGUA BENEFICIAM CINCO MIL MORADORES DE COMUNIDADE EM SÃO GONÇALO

Melhorias fizeram com que 2,4 mil pessoas passassem a ter água tratada e encanada pela primeira vez no Abacatão

A angústia e o sofrimento são páginas viradas para milhares de moradores do Abacatão, em São Gonçalo, quando o assunto é abastecimento de água. Tudo porque, desde novembro de 2021, quando a Águas do Rio assumiu a concessão dos serviços de saneamento básico na cidade, uma série de melhorias na comunidade transformou a vida de cerca de cinco mil pessoas. Deste total, 2,4 mil passaram a ter água tratada e encanada pela primeira vez.

Um dos beneficiados é o aposentado Jorge Luiz Braga, 67 anos, que mora há 45 deles na região.

“Aqui não tinha água. Eu trazia lá de baixo, perto da entrada da comunidade, em duas latas de 20 litros, juntamente com meu sogro, esposa e cunhados. Acha que o sufoco acabava por aí? Quando a gente começava a fazer algo em casa, a água acabava, e a gente tinha que descer pra pegar novamente. Era muito complicado, mas hoje é só abrir a torneira que a água vem. Está uma beleza!”, comemora.

Identificar as necessidades daquela população por meio do diálogo foi o primeiro passo dado pela concessionária, como conta Diógenes Lyra, diretor-executivo da empresa. Ele lembrou como foram os primeiros contatos com moradores do Abacatão.

“Precisávamos ouvir os anseios deles para cumprir o nosso propósito de levar água tratada aos mais vulneráveis e melhorar o fornecimento a quem já tinha. Isso significa bem-estar, dignidade e saúde. Realizamos encontros com lideranças comunitárias antes de dar início aos estudos de viabilidade. Depois, partimos para a execução das obras, e os resultados nos enchem de orgulho”, disse Lyra.

Nova rede com mais de mil metros

No Abacatão, a companhia implantou mais de mil metros de nova rede em ruas importantes, como a Bizantina, Afonso Henrique e Rio Negro. Quatro registros também foram instalados nas avenidas Mossoró, Pires do Rio e Argélia e realizadas mais de 850 novas ligações. Essas frentes de trabalho levaram água tratada pela primeira vez a 2,4 mil pessoas.

O servidor público e líder comunitário Mauro Jorge da Silva, 44 anos, mora na comunidade desde que nasceu. Ele conta que, com apenas 10 anos, ajudava a mãe e avós subindo ladeiras com galões cheios de água.

“Para lavar roupa era complicado, porque a água não rendia e era cansativo subir e descer toda hora. A gente ainda aproveitava a água que lavava a roupa para também usar no vaso sanitário”, disse.

Hoje, Mauro destaca a importância da transformação no cotidiano de milhares de vizinhos, mas garante que vai sempre falar sobre as dificuldades enfrentadas durante décadas, para que as pessoas valorizem e entendam a importância da água.

“Em outras épocas, tinha gente que passava a noite inteira para pegar mil litros de água utilizando bomba. Hoje, a água chega com qualidade em nossas torneiras. Graças à união e aos esforços de todos, moradores e Águas do Rio, temos uma vida muito melhor hoje em dia”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.