OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA ARARIBÓIA SEGUEM A TODO VAPOR
As obras da Praça Arariboia, na região central de Niterói, seguem avançando. O prefeito Axel Grael esteve na manhã de quinta-feira (27) no local, para vistoriar e orientar pessoalmente as próximas etapas da intervenção. Uma das principais áreas de circulação do município, por onde passam, diariamente, mais de 150 mil pessoas, está recebendo trabalhos de requalificação das calçadas de pedras portuguesas e as equipes também trabalham nas obras de implementação da área de contemplação da Baía de Guanabara, nas laterais da estação das Barcas. As mudanças fazem parte do projeto de requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco, do Centro até o bairro de São Domingos.
“Essa obra é de extrema importância porque integrará o cotidiano do niteroiense. O projeto que estamos implantando tem como prioridade resgatar esse trecho da orla de Niterói. É uma obra que começa no Mercado São Pedro e revitalizará toda a orla, valorizando os espaços. A primeira etapa do Parque Esportivo da Concha Acústica também foi concluída, e seu entorno recebeu melhorias, como nova drenagem, calçadas, revitalização na acessibilidade e paisagismo, proporcionando uma total integração do Complexo Esportivo da Concha Acústica, ainda em obras, com a nova pista de Atletismo da UFF. Quem passa pelo Centro de Niterói pode observar as mudanças que acontecem e irão modificar toda aquela orla”, frisou o prefeito Axel Grael.
Como parte das intervenções, as ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, no Gragoatá, receberam iluminação em LED, serviço de requalificação de calçadas, ciclovias e pavimentação. Importantes espaços de convivência da região, as praças Duque de Caxias e Santos Dumont também foram recuperadas. Essa última estará integrada à nova sede do Programa Niterói de Bicicleta, após a conclusão da restauração do Castelinho. O conjunto de intervenções está sob responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).
A visita foi acompanhada pelos secretários de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, de Obras, Vicente Temperini, do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, de Conservação e Serviços Públicos, Ricardo Lanzellotti, e pelo presidente da Emusa, Antônio Lourosa.
Com um investimento de R$ 64 milhões, a previsão para a conclusão dos trabalhos é para o segundo semestre deste ano.