O SOM DA ÁFRICA FAZ ESCOLA EM NITERÓI
Artistas do Benin chegam a Niterói nesse domingo (30) para uma semana de atividades gratuitas abertas ao público e a realização de um intercâmbio cultural com alunos e profissionais do Espaço Cultural da Grota.
Os artistas fazem parte do grupo Bantu Afro Basileiro, dirigido pela pesquisadora e bailarina Manuella Kassa e pelo cantor e trompetista Harjovy, ícone da música gospel no país da África Ocidental.
Entre as atividades que serão desenvolvidas em Niterói, Harjovy fará um workshop com os músicos da Orquestra da Grota e Orquestra Jovem da Grota, a partir de terça-feira (01/04). A programação inclui uma masterclass de canto e interpretação de canções nas línguas iorubá, da Nigéria, e fon, do Benin.
Os artistas do Bantu Afro Brasileiro irão ministrar workshops gratuitos de dança abertos a toda a comunidade, com aulas de “Afro Bantu & Orixás”, expressões tribais da África, isolamento corporal e canções africanas. Também haverá oficinas de pintura e amarração de turbantes. As atividades acontecem de terça (01) a sábado (05), das 16h às 18h, na quadra da Escola de Samba Bem Amado, na Rua Dr. Albino Pereira, 440, em São Francisco, Niterói. Encerrando a programação, no domingo, 6 de abril, um grande concerto na Quadra do Bem-Amado vai reunir todos os conjuntos e orquestras mantidos pelo Espaço Cultural da Grota, que farão apresentações especiais, incluindo uma participação especial do grupo Negros & Vozes, formado por ex-alunos da Grota, e também do trompetista Harjovy.