“O CAMINHO DE VOLTA – A OUTRA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO”
Com apresentações gratuitas, o espetáculo “O Caminho de Volta – A Outra História do Rio de Janeiro” vem sendo idealizado há seis anos, quando o diretor e ator Álamo Facó mergulha na pesquisa sobre sua ancestralidade e o início da cidade do Rio de Janeiro, desenterrando a versão não contada dessa história.
Há seis anos, Álamo Facó mergulha em viagens em busca de sua ascendência, imergindo em vivências, lutas e manifestações. Quando Álamo chega à história da Baía de Kuanapara do século XVI, algo lhe deixa em choque: há muitos detalhes desse território e período, enterrados num proposital esquecimento.
A história do início do Rio de Janeiro é contada pela primeira vez por esse lado de cá da baía, o da taba Karioka, da Paliçada de Uruçumirim, onde nasceu a maior organização de combate à escravização indígena que já se teve notícia.
Uma história épica, de um povo enorme e presente em tudo que envolve a ideia de Brasil. Porém apagado intencionalmente. Dentro dessa perspectiva, Álamo entende que ao assistir a peça, o público terá a certeza de como as populações indígenas foram e são subjugadas e perseguidas na construção de um Brasil controverso. E acredita que o público sairá da experiência sendo capaz de contar essa história por essa nova e mais fiel versão dos fatos.
SERVIÇO:
Até 29 de Maio de 2024
Dias: terças e quartas
Horário do encontro: 19:30 . Início do espetáculo : 20:00 hrs
Local: Parque do Flamengo – Altura da Rua Oswaldo Cruz
Ponto de encontro: Cacto brasileirinho – em frente ao Restaurante Assador
Ponto de referência: ao lado do estacionamento do Restaurante Assador
Obs: Em caso de chuva não haverá espetáculo
GRATUITO