NÚMERO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NO RIO JÁ AUMENTOU 85% NESTE ANO
Corpo de Bombeiros combateu cerca de 14 mil incêndios em florestas
O número de incêndios florestais no Rio de Janeiro aumentou cerca de 85% em 2024, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Nos primeiros oito meses do ano, a corporação enfrentou 13.595 ocorrências, 2.558 a mais do que em 2023.
Os municípios mais afetados são Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561), seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.
O combate aos incêndios é feito por terra e ar, utilizando aeronaves, drones, viaturas especializadas e bombeiros treinados. A corporação também intensifica campanhas na imprensa e redes sociais para alertar sobre práticas que podem causar grandes desastres ambientais.
O CBMERJ conta com equipamentos avançados, incluindo viaturas com motobombas, abafadores, e tanques flexíveis para abastecimento aéreo. Recentemente, foram adquiridos motosserras, sopradores e kits para atividades em montanha.
O Corpo de Bombeiros possui dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente no Alto da BoaVista e em Magé e ativa a Operação Extinctus durante a estiagem, entre maio e outubro, com reforço de efetivo e treinamentos constantes.