O seu canal de Noticias

NOVO ESPETÁCULO DA DOBRA, FEIO SE APRESENTA DE GRAÇA EM MADUREIRA

Dramaturgia de Cecilia Ripoll se inspira na fábula “O Patinho Feio”, de H.C Andersen, para refletir sobre os limites entre humanidade e tecnologia

Vencedor do Prêmio Shell de Melhor Iluminação, o espetáculo “Feio” continua sua temporada de circulação, acompanhado por uma oficina de teatro gestual, ambos gratuitos. Na sexta-feira (5), a montagem se apresenta na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, seguindo para a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, no dia 12, e encerrando a turnê na Areninha Cultural Herbert Vianna, na Maré, no dia 26.

Feio é o quarto espetáculo da Dobra, e conta com direção de Helena Marques, dramaturgia de Cecilia Ripoll e atuação de Breno Paraizo, Caio Passos, Fábio Lacerda e Reinaldo Dutra. O trabalho traz à cena a história de um casal que é surpreendido por uma descoberta extraordinária, revelada nas imagens de um exame. A peça reflete sobre os limites entre humanidade e tecnologia, e num jogo tragicômico traça relações entre filtros de embelezamento, emojis e reações fisiológicas do corpo humano.

Inicialmente inspirada na fábula “O Patinho Feio”, de H.C Andersen, a peça expande as questões do conto para o contexto contemporâneo, focado principalmente no público adulto. “O conto do patinho feio fala de uma rejeição, de um personagem que não cumpre determinados pré-requisitos para integrar a esfera coletiva que o envolve. Nas conversas com direção e elenco, falamos sobre o sentimento de não pertencimento a determinados grupos, e falamos também sobre esse processo de tentar padronizar algo em si para se tornar apto a participar de uma coletividade. A partir daí, passei a pensar nas redes sociais como um imenso lago cheio de patos que não querem ser o patinho feio, e ao mesmo tempo, paradoxalmente, esse mesmo lago das redes sociais nos empurra, todos nós, a nos sentirmos como patinhos feios”, afirma Cecilia, duas vezes indicada ao Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia: por ‘Rose’ em 2018 e ‘Pança’ em 2023.”

Feio é um retrato de nossas angústias humanas, fugas da realidade e relação com a tecnologia, com muito humor, estranheza e, paradoxalmente, beleza. O espetáculo convida o espectador a usar sua imaginação para mergulhar nessa realidade distópica e refletir sobre temas contemporâneos de maneira inesperada. A plataforma, recurso cênico de espaço reduzido usada em Hominus Brasilis, não está presente, mas seus princípios aparecem desdobrados e amadurecidos.

Feio foi contemplado no edital Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

Espetáculo: “FEIO”

Temporada:  até 26 de abril

Classificação: 12 anos

Duração: 70 min

Ingresso: gratuito

Instagram: @dobra_teatro

Programação

Arena Carioca Fernando Torres –  05/04, às 19h

R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira,

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – 12/04, às 19h

Praça Ênio, s/n – Pavuna.

Areninha Cultural Herbert Vianna – 26/4, às 19h

R. Evanildo Alves, s/nº – Maré.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.