NOVA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RJ TERÁ ESTRUTURA ENXUTA E TRÊS SUBSECRETÁRIOS
A ideia é criar uma Corregedoria Unificada para atender a recursos de policiais investigados. Convite a delegado federal Victor César dos Santos foi feito há uma semana pelo governador Cláudio Castro.
O g1 apurou que a nova estrutura da Secretaria de Segurança será mais enxuta que anteriormente e deve ter três subsecretarias: gestão, operacional e de inteligência.
Como antecipou o blog de Julia Duailibi, ogovernador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro decidiu recriar a Secretaria de Segurança Pública. O novo secretário será o delegado federal aposentado Victor César dos Santos.
O anúncio do nome de Santos deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta segunda-feira (27).
O governador Wilson Witzel extinguiu a secretaria em 2019. Depois disso, foi feita a divisão entre a Secretaria da Polícia Civil e a Secretaria da Polícia Militar e cada chefe de corporação ganhou status de secretário.
O Rio de Janeiro passa por uma crise na segurança pública. Desde 6 de novembro, começou a valer o decreto de garantia da Lei e da Ordem em portos e aeroportos do estado. A operação deve durar até 3 de maio de 2024 e foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O convite a Victor César foi feito há uma semana pelo governador. Em uma conversa de pouco mais de uma hora, o delegado federal apresentou a Cláudio Castro qual o seu plano para o cargo caso fosse escolhido.
Uma das ideias do futuro secretário é criar ainda uma Corregedoria Geral Unificada para atuar no atendimento de recursos para policiais investigados, numa espécie de segunda instância dos processos administrativos.
O g1 apurou que a ideia é unificar e coordenar as ações das polícias Militar e Civil, seja nas áreas operacional, como também, na área de inteligência.
Nas conversas entre o governador e o delegado aposentado não se definiu onde a secretaria vai funcionar. Até 2018, a Secretaria de Segurança funcionou no prédio da Central do Brasil, no Centro do Rio. Um dos locais que estão sendo estudados para a pasta é o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro da cidade.
Por Marco Antônio Martins, g1 Rio