NOVA IGUAÇU REALIZA CAMINHADA DA CONSCIENTIZAÇÃO PELO MAIO LARANJA
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu organizou, no sábado (18), uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento teve como objetivo alertar e mobilizar a população contra a violação dos direitos sexuais de menores. Mais de 200 pessoas, vestidas de branco e carregando bolas laranjas e amarelas, participaram da caminhada, que começou na Praça Rui Barbosa, passou pelo Calçadão e terminou no Paço Municipal. Os participantes exibiam cartazes e gritavam slogans como “Abuso não! Queremos proteção!”, distribuindo panfletos sobre o tema.
Ilma Taranto, diretora dos conselhos vinculados à Subsecretaria de Assistência Social de Direitos Humanos, destacou a importância do evento para chamar atenção da população e reforçou que, a cada três horas, uma criança é estuprada no país. Ela enfatizou a necessidade de proteção integral para as vítimas, incluindo apoio físico, motor, social e psicossocial. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, CRAS ou Creas, onde as vítimas recebem apoio psicossocial e jurídico.
O dia 18 de maio remete a um crime ocorrido em 1973, no Espírito Santo, que mobilizou a sociedade brasileira em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. ______________________________________________________________________