NO BRASIL, EX-PRIMEIRA-DAMA DO PERU PASSA POR REGULARIZAÇÃO MIGRATÓRIA
Após chegada a Brasília, a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia Alarcón e o filho passarão por um procedimento de regularização migratória. Trata-se de um processo para emissão dos documentos necessários para que estrangeiros possam residir legalmente no Brasil.
Alarcón e o filho menor de 18 anos chegaram ao Brasil a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta quarta-feira (16/4), o que gerou críticas por parte da oposição ao governo Lula.
Em nota, o Itamaraty informou que o asilo diplomático foi concedido com base nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, assinada em Caracas, em 28 de março de 1954, da qual Brasil e Peru são signatários.
“O governo do Peru outorgou as garantias e o salvo conduto correspondente, permitindo que a senhora Alarcón e o seu filho pudessem deixar o território peruano, com destino ao território brasileiro”, detalhou o Ministério das Relações Exteriores.
O pedido de asilo ocorreu no mesmo dia em que a Justiça peruana condenou Nadine Heredia e o marido, Ollanta Humala, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
O casal foi considerado culpado por receber, de forma ilegal, recursos da construtora brasileira Odebrecht e do governo da Venezuela para financiar as campanhas presidenciais de Humala em 2006 e 2011.
por Daniela Santos – Metrópoles