O seu canal de Noticias

NITERÓI SERÁ O CENTRO DE DEBATES SOBRE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Niterói será o centro dos debates sobre Direitos Humanos. A I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói vai reunir autoridades, acadêmicos, políticos, educadores, advogados, movimentos sociais e defensores da causa para debater Promoção da Igualdade Racial, Diversidade, Memória, Democracia, Justiça Climática, Racismo Ambiental, Educação, Feminismos, Direitos da Pessoa Idosa, Acessibilidade, Enfrentamento à Intolerância Religiosa, Enfrentamento à fome e políticas públicas voltadas a saúde mental, dentre outros temas. As inscrições para acompanhar os debates, no dia 28, podem ser feitas através de ficha online, com a doação de 1kg de alimento para o Programa Niterói Solidária.

Estão confirmadas na I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói as presenças do prefeito Axel Grael; do secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves; da secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio da Nóbrega; e do diretor executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul, Remo Carlotto. Eles estarão na cerimônia de abertura, no dia 27, na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 17h. A programação também inclui apresentação artística de Júlia Vargas, Ivo Vargas e Daira Saboia, às 18h30, e do MC Marechal, às 21h.

Para o prefeito Axel Grael, a conferência é mais um instrumento que reafirma o compromisso de Niterói com a promoção dos Direitos Humanos e vai possibilitar ampliar parcerias em torno dos temas em debate.

“Niterói tem hoje diversas políticas voltadas aos Direitos Humanos, para os refugiados, para o enfrentamento à violência contra mulher, à promoção da igualdade racial, à justiça social e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais necessitadas. Queremos consolidar Niterói como uma fortaleza do pensamento progressista. É importante que a gente progrida sempre. O prefeito é o síndico da cidade, mas temos que gerar o debate no campo das ideias, que foi tão estigmatizado nos últimos anos, e essa conferência será uma grande oportunidade”, considera Axel Grael.

Durante a cerimônia de abertura, está prevista a assinatura de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a UFF para um acordo inédito que visa articular e promover a aplicação das ciências forenses no campo dos Direitos Humanos. As ciências forenses empregam conhecimentos científicos e técnicas diversas para apurar crimes e outros assuntos legais, cíveis, penais ou administrativos.

Os debates da I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói vão ocorrer no dia 28, na Faculdade de Direito da UFF. Serão, ao todo, 13 mesas de debates, de 8h às 18h. No dia 29, acontece o encerramento da conferência com a assembleia final, a apresentação e votação das propostas oriundas dos grupos de trabalho e o lançamento do Relatório da Comissão Municipal da Verdade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.