NITERÓI RECEBE O ENCONTRO NACIONAL DE CULTURAS E PERIFERIAS
Evento acontecerá na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, este final de semana
A cidade de Niterói receberá nos dias 09 e 10 de agosto (sexta e sábado) o Encontro Nacional de Culturas e Periferias, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a ONG Promacom. Durante dois dias a sociedade civil, fazedores de cultura, gestores públicos, acadêmicos e representantes dos setores culturais debaterão as demandas reais das periferias, a partir das transversalidades das políticas culturais. O evento acontecerá na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.
O Encontro Nacional de Culturas e Periferias traz a transversalidade – das políticas culturais – que se caracteriza como fundamental para a ampliação da democracia e a inserção de temas e debates direcionados à dimensão dos direitos humanos, integrados ao desenvolvimento com inclusão social, racial e de gênero na política cultural brasileira.
A retomada dos diálogos a partir do que foi construído coletivamente na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em especial a relação com as periferias brasileiras, foi fundamental para promover a participação da sociedade civil. Estados e municípios do Brasil estão destinando 20% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para territórios periféricos, e o Ministério da Cultura defende que a execução dessa e de outras políticas públicas deve ser articulada de maneira mais ampla a partir da participação popular. O debate sobre as culturas das periferias é uma das prioridades do MinC para alcançar a nacionalização das políticas culturais.
Ao longo da programação, temas como memória, patrimônio, direito à cultura, territorialidades e expressões culturais das periferias do Brasil, serão abordados por artistas, pesquisadores, profissionais da cultura e convidados. O Encontro é aberto ao público. As inscrições estão sendo realizadas pelo Ministério da Cultura. Para participar, é preciso fazer inscrição por meio do formulário online