NITERÓI CONQUISTA PRÊMIO FIRJAN POR PROJETO DE RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ
Niterói recebeu, na segunda-feira (23), o Prêmio Firjan 2024 de Sustentabilidade, na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, pelo Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré. A premiação foi entregue ao prefeito Axel Grael pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano. O projeto, que é pioneiro no Brasil em intervenções naturais em rios urbanos, é uma das principais ações da cidade na área de sustentabilidade.
Recuperação e proteção do Rio Jacaré
O projeto de renaturalização focou na revegetação e recuperação do rio, suas nascentes e a faixa marginal de proteção, considerada uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, foram implementadas bacias de biorretenção e obras de saneamento nas comunidades ao redor do rio. A iniciativa foi coordenada pelo Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e contou com o financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Sobre o Prêmio Firjan de Sustentabilidade
O Prêmio Firjan reconhece ações bem-sucedidas de sustentabilidade, destacando práticas que aprimoram processos produtivos, projetos socioambientais e iniciativas sustentáveis. Desde sua criação, em 2013, o prêmio já recebeu mais de 620 inscrições e premiou mais de 60 instituições. Os projetos são avaliados por uma Comissão Avaliadora composta por profissionais especializados em cada categoria, cujo corpo é revelado apenas na cerimônia de premiação para garantir a integridade do processo