NILÓPOLIS CASTRA 700 CÃES E GATOS EM SETE MESES DE CONVÊNIO COM CLÍNICA VETERINÁRIA
A ação permite que todos os animais microchipados que possam vir a se perder ou forem abandonados, possam ser identificados por meio do leitor de microchip
Nilópolis – Em agosto de 2024, o programa de castração de animais da Prefeitura de Nilópolis completou sete meses, atendendo 700 cães e gatos através de um convênio com a clínica veterinária USPAN. Amanda Mello, superintendente de Proteção Animal, destacou que o programa visa reduzir o abandono de animais, melhorar a saúde dos pets e apoiar tutores e protetores. A Vigilância Sanitária Municipal gerencia o serviço e disponibiliza o WhatsApp (21) 98834-4164 para cadastro.
O programa inclui a castração e a colocação de um microchip nos animais, uma novidade na Baixada Fluminense, que facilita a identificação de pets perdidos ou abandonados. A USPAN realiza 100 castrações mensais com microchipagem.
Para participar, é necessário preencher um formulário via WhatsApp e passar por duas etapas: consulta com coleta de sangue e, se aprovado, a castração. O animal deve estar em jejum de 8 horas. Protetores podem castrar até cinco animais por mês, enquanto tutores podem castrar um pet mensalmente. Nova inscrição para protetores será aberta até o final do ano, com a emissão de novas carteirinhas em 2025.
Diferente dos programas da Prefeitura do Rio e do Estado, que oferecem microchipagem e castração separadamente, o programa da USPAN combina ambos os serviços.