NATAL: 5 DICAS PARA DIABÉTICOS APROVEITAREM A CEIA COM SEGURANÇA
As pessoas com diabetes devem estar atentas ao que consomem para evitar as alterações nas taxas de açúcar na ceia de Natal
Peru, chester, bacalhau, rabanada, panetone e frutas cristalizadas. A lista de pratos servidos na ceia de Natal é de deixar qualquer um com água na boca, mas as pessoas com diabetes precisam ter cuidado para não exagerar e descompensar a doença.
A diabetes afeta diretamente a circulação sanguínea, elevando o risco de complicações vasculares graves, como doenças arteriais, varizes, tromboses e, em casos extremos, amputações.
A descompensação da doença, com taxas altas de açúcar, pode levar a sintomas como o aumento do volume de urina e do número de vezes que a pessoa vai ao banheiro, além de sede, fome, visão turva, tontura e sonolência.
“Não se trata de restringir, mas de equilibrar. É plenamente possível aproveitar sobremesas, como rabanada, panetone ou pudim, mantendo o controle glicêmico, desde que com moderação”, afirma a nutricionista Tarcila Campos, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O médico Márcio Steinbruch, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, lembra que o paciente com diabetes pode viver uma vida com qualidade desde que mantenha a glicemia sob controle. “Com acompanhamento médico e hábitos saudáveis, os riscos para as pessoas com diabetes podem ser reduzidos de maneira significativa”, pondera.
A nutricionista Tarcila Campos, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, considera que adaptações na ceia são suficientes para o paciente aproveitar as festividades sem descuidar da saúde. “Não se trata de restringir, mas de equilibrar. É plenamente possível comer sobremesas, como rabanada, panetone ou pudim, desde que com moderação”, afirma.
Dicas para pessoas com diabetes aproveitarem o Natal
Ajuste as refeições do dia
Quem planeja participar de uma ceia farta deve começar a se preparar desde as primeiras refeições do dia. “Uma boa estratégia é ajustar as refeições anteriores, reduzindo o consumo de carboidratos como pão, arroz ou batata para compensar os pratos festivos”, orienta Tarcila.
Combine nutrientes
Combinar os carboidratos com arroz, farofas com proteínas magras (peru, chester, lombo) e saladas ajuda a evitar grandes alterações na glicemia.
Controle as porções
Servir-se com porções moderadas ajuda a evitar picos glicêmicos e sobrecarga na circulação.
Substituições saudáveis
O planejamento da ceia deve começar com a escolha dos ingredientes. Optar por versões integrais e pratos com menos açúcar e gordura é uma forma eficaz de proteger a saúde vascular. Priorize alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicêmico, eles ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
Hidratação
A ingestão adequada de água contribui para prevenir a retenção de líquidos e melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Manter-se bem hidratado é fundamental para a circulação sanguínea de pessoas com diabetes.
Por Bethânia Nunes – Metrópoles