O seu canal de Noticias

MUSEU ANTÔNIO PARREIRAS DE PORTAS ABERTAS EM NITERÓI

Com expressiva presença de moradores de Niterói, o Museu Antônio Parreiras, no Ingá, foi reinaugurado na quinta-feira (16). Coube a descendentes do pintor, o antigo dono da casa, cortar a fita que, simbolicamente, abriu as portas do local, após mais de dez anos fechado.

Primeiro museu de arte do estado do Rio de Janeiro e primeiro, no Brasil, dedicado à memória de um artista, o Museu Antonio Parreiras foi inaugurado em 1942. A reabertura se deu após parte do local passar por reformas. As intervenções contaram com uma obra de restauro completa no edifício principal que, agora, está pronto para voltar a receber exposições abertas ao público. O  investimento, do governo do estado, foi de R$ 2,4 milhões.

Além do edifício principal, o equipamento cultural também é composto por outros dois prédios, incluindo o ateliê de Antônio Parreiras e a Vila Olga, onde se encontra o acervo técnico, que também serão reformados. Essa segunda etapa das obras ainda não tem data para ser realizada. O projeto foi orçado em R$ 6 milhões e prevê, entre outras coisas, a implantação de um elevador.

A cerimônia de reinauguração contou com a participação da secretária de estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e do presidente da Funarj, Jackson Emerick, entre outros. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, não compareceu porque, no mesmo horário, estava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para entregar, para o Comitê Olímpico do Brasil, o dossiê da postulação conjunta de Niterói e Rio como cidades sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Neves foi representado pelo secretário das Culturas, Leonardo Giordano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.