MUNICÍPIO FAZ MOBILIZAÇÃO PARA REFORÇAR COBERTURA DA VACINA CONTRA O VÍRUS HPV
A Secretaria Municipal de Saúde deu início, na quinta-feira (4/4), na Casa da Juventude do Centro, da Secretaria Municipal da Juventude, a uma campanha de mobilização para reforçar a vacinação – agora em dose única – contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero e de pênis, entre outros tipos da doença. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o município do Rio passa a aplicar o imunizante em dose única em meninos e meninas de 9 a 19 anos.
A neoplasia de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. O imunizante trabalha na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero e contra as verrugas genitais em mulheres e homens, estimulando o organismo a produzir anticorpos que vão agir contra o vírus, transmitido durante a relação sexual. A indicação, portanto, é que a aplicação da vacina seja anterior ao início da vida sexual, antes do possível contato com o vírus. O HPV também pode causar câncer de pênis, ânus, vulva, vagina, boca e garganta.
A vacina HPV quadrivalente está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande e nos dois Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Ao se dirigir aos postos, os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação da criança e do adolescente sempre que disponível e um documento de identificação