O seu canal de Noticias

MULHERES PODERÃO SE ALISTAR VOLUNTARIAMENTE NAS FORÇAS ARMADAS A PARTIR DE 1° DE JANEIRO

Serão disponibilizadas 1,5 mil vagas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal

O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta-feira (11) que mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão se alistar voluntariamente para as Forças Armadas entre 1º de janeiro e 30 de junho. A medida, detalhada pelo G1, é inédita no Brasil e marca um avanço histórico para a inclusão feminina no serviço militar, até então restrito a homens dessa faixa etária, sejam convocados ou voluntários.

Serão disponibilizadas 1,5 mil vagas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. A distribuição inclui 155 vagas na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica. As regras que autorizam o alistamento feminino nessa idade foram publicadas em 28 de agosto deste ano, permitindo que as candidatas tenham acesso a essa nova oportunidade.

Uma transformação social

Segundo o subchefe de Mobilização da Defesa, contra-almirante André Gustavo Guimarães, a inclusão feminina no alistamento militar voluntário é um passo importante para qualificar e diversificar as Forças Armadas. “Vai trazer às mulheres essa possibilidade de compor a força de trabalho, eu diria até de qualificar ainda mais a força de trabalho que ingressa voluntariamente às Forças. […] Elas vão poder entrar e conhecer as Forças, e participar de todo esse processo que implica em uma transformação social, uma transformação do caráter da cidadã”, afirmou o oficial.

As interessadas poderão realizar o alistamento online ou presencialmente, em uma Junta de Serviço Militar, desde que preencham os critérios estabelecidos.

Requisitos para participar

Para se alistar, as mulheres deverão:

  • Residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação;
  • Completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007).

Além disso, será necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e um documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

Representatividade e novos horizontes

A iniciativa reflete o esforço das Forças Armadas para ampliar sua diversidade e representatividade, oferecendo às mulheres a oportunidade de integrar um ambiente tradicionalmente masculino. O alistamento voluntário não apenas abre caminho para um maior protagonismo feminino, mas também pode inspirar transformações sociais mais amplas.

Com a inclusão de mulheres, as Forças Armadas se preparam para incorporar novas perspectivas em sua estrutura, contribuindo para a modernização e a qualificação de seus quadros. Essa medida histórica pode se tornar um marco na busca por maior equidade de gênero no Brasil.

Por Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.