MP DENUNCIA PRESIDENTE DA ACADEMIA FRIBURGUENSE DE LETRAS POR RACISMO CONTRA JUDEUS
O Ministério Público estadual do Rio de Janeiro denunciou a presidente da Academia Friburguense de Letras, Maria Janaína Botelho Correa, por crime de racismo, ao cometer racismo contra judeus.
A denúncia foi feita dia 26. Janaína é acusada de ofender e atacar judeus e a comunidade judaica, com publicações em redes sociais.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Decradi) já tinha indiciado a professora. Uma notícia-crime da Confederação Israelita do Brasil (Conib) apontou o caso praticado nas redes.
De acordo com a denúncia, “no período compreendido entre os dias 09 de dezembro de 2023 e 21 de fevereiro de 2024, nesta cidade, a denunciada, agindo de forma livre, consciente e voluntária, praticou e incitou, por meio das redes sociais, a discriminação e o preconceito contra raça”.
Segundo a legislação brasileira, “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” é crime e sujeito a pena de prisão de um a três anos e multa.
Por Marco Antônio Martins, g1