O seu canal de Noticias

MORRE AOS 95 ANOS SAM NUJOMA, FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE DA NAMÍBIA

Sam Nujoma liderou a guerra de 24 anos pela independência do país do domínio sul-africano entre 1966 e 1989

Sam Nujoma, um líder guerrilheiro que se tornou o primeiro presidente da Namíbia após a independência em 1990, morreu aos 95 anos, anunciou o líder da nação africana.

Nujoma faleceu em um hospital na capital do país, Windhoek, na sexta-feira (7), disse o presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, em um post no X na manhã de sábado. Durante as últimas três semanas, o político icônico vinha lutando contra uma doença, da qual ele “não conseguia se recuperar”, escreveu o presidente.

 “É, portanto, com a maior tristeza e pesar que anuncio… ao povo namíbio, aos nossos irmãos e irmãs africanos e ao mundo em geral, sobre o falecimento do nosso reverenciado lutador pela liberdade e líder revolucionário, Sua Excelência Dr. Sam Shafiishuna Nujoma”, disse Mbumba.

O presidente anunciou um período de luto nacional por Nujoma, que, segundo ele, “viveu uma vida longa e cheia de consequências, durante a qual serviu excepcionalmente ao povo de seu amado país”.

Nujoma nasceu em 1929, filho de agricultores pobres da tribo Ovambo, sendo o mais velho dos dez filhos da família.

Entre 1966 e 1989, Nujoma comandou uma guerra de guerrilhas contra a África do Sul da era do apartheid, que governava a Namíbia.

Ele desempenhou um papel fundamental nas negociações com as principais potências estrangeiras que produziram a Resolução 435 do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu um plano para uma eleição livre e justa na Namíbia.

A Namíbia conquistou sua independência em 1990, com Nujoma se tornando seu primeiro presidente e cumprindo três mandatos consecutivos entre 1990 e 2005.

Uma de suas citações mais conhecidas foi: “Um povo unido, lutando para alcançar um bem comum para todos os membros da sociedade, sempre sairá vitorioso.”

Com informações do site RT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.