MORRE AOS 95 ANOS SAM NUJOMA, FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE DA NAMÍBIA
Sam Nujoma liderou a guerra de 24 anos pela independência do país do domínio sul-africano entre 1966 e 1989
Sam Nujoma, um líder guerrilheiro que se tornou o primeiro presidente da Namíbia após a independência em 1990, morreu aos 95 anos, anunciou o líder da nação africana.
Nujoma faleceu em um hospital na capital do país, Windhoek, na sexta-feira (7), disse o presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, em um post no X na manhã de sábado. Durante as últimas três semanas, o político icônico vinha lutando contra uma doença, da qual ele “não conseguia se recuperar”, escreveu o presidente.
“É, portanto, com a maior tristeza e pesar que anuncio… ao povo namíbio, aos nossos irmãos e irmãs africanos e ao mundo em geral, sobre o falecimento do nosso reverenciado lutador pela liberdade e líder revolucionário, Sua Excelência Dr. Sam Shafiishuna Nujoma”, disse Mbumba.
O presidente anunciou um período de luto nacional por Nujoma, que, segundo ele, “viveu uma vida longa e cheia de consequências, durante a qual serviu excepcionalmente ao povo de seu amado país”.
Nujoma nasceu em 1929, filho de agricultores pobres da tribo Ovambo, sendo o mais velho dos dez filhos da família.
Entre 1966 e 1989, Nujoma comandou uma guerra de guerrilhas contra a África do Sul da era do apartheid, que governava a Namíbia.
Ele desempenhou um papel fundamental nas negociações com as principais potências estrangeiras que produziram a Resolução 435 do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu um plano para uma eleição livre e justa na Namíbia.
A Namíbia conquistou sua independência em 1990, com Nujoma se tornando seu primeiro presidente e cumprindo três mandatos consecutivos entre 1990 e 2005.
Uma de suas citações mais conhecidas foi: “Um povo unido, lutando para alcançar um bem comum para todos os membros da sociedade, sempre sairá vitorioso.”
Com informações do site RT.