Moraes autoriza transferência de Roberto Jefferson para hospital privado no Rio
A defesa do ex-deputado alega que ele não tem conseguido comer nem se hidratar, além de ter caído e batido a cabeça, causando uma suspeita de traumatismo craniano
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, neste domingo (4), a transferência do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) do presídio de Bangu 8 para o hospital particular Samaritano Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A transferência deve acontecer ainda neste domingo.
O ministro também deterrminou proibições como medidas cautelares. Roberto Jefferson não poderá receber visitas sem prévia autorização judicial, à exceção de sua esposa e advogados regularmente constituídos, observadas as regras hospitalares; e conceder qualquer espécie de entrevista sem prévia autorização judicial.
O político também não poderá “frequentar ou acessar, inclusive por meio de sua assessoria de imprensa, ou qualquer outra pessoa, as redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes a ele imputados (‘YouTube’, ‘Facebook’, ‘Instagram’ e ‘Twitter), ou quaisquer outras aqui inominadas”, além deusar de celular, tablets, ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos de comunicação.
Na decisão, Moraes afirmou que o descumprimento injustificado de qualquer proibição ensejará o retorno de Roberto Jefferson ao estabelecimento prisional.No sábado (3), Moraes havia determinado que a direção do presídio se manifestasse sobre o estado de saúde do político em até 24 horas. A defesa de Jefferson alegou que ele não tem conseguido comer nem se hidratar e, com isso, pediu novamente a sua transferência para um hospital particular.
Além disso, advogados dizem que Jefferson chegou a cair e bater a cabeça. “Após ter desmaiado hoje e batido a cabeça na queda, possivelmente por desidratação e desnutrição, há inclusive suspeita de traumatismo craniano”, afirmam os advogados.
Também no sábado, a Seap-RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro) atendeu ao pedido e disse que o ex-deputado precisa fazer uma tomografia do crânio após ele cair e bater a cabeça.
Advogados relataram que o ex-deputado já estava mal, mas piorou ao ser deslocado à sede da Justiça Federal em Três Rios (RJ) para depor e chegou a perder 15kg. Roberto Jefferson está preso desde outubro do ano passado após atacar, com tiros e granadas, policiais federais que foram até sua casa cumprir uma ordem de prisão determinada pelo STF.
Moraes chegou a autorizar que fossem realizadas ressonância do abdômen e tomografias no ex-deputado, mas negou transferência para hospital quando solicitada anteriormente.
Por: O tempo