O seu canal de Noticias

MONTE SAINT-MICHEL: CIDADELA QUE SE ERGUE NO ATLÂNTICO NA FRANÇA COMPLETA MIL ANOS

Abadia desempenhou papéis cruciais na história do país ao longo dos séculos é uma das atrações turísticas mais populares fora de Paris

Exatamente 1.000 anos atrás, neste mês, começou a construção de uma magnífica ilha na costa da França que, ao se erguer de forma improvável das águas agitadas do oceano Atlântico, se tornaria um símbolo duradouro da fortaleza nacional.

A abadia medieval no topo do Monte Saint-Michel, uma cascata de paredes e contrafortes que desce de uma elevada torre central, foi uma criação espetacular que desempenhou papéis cruciais na história da França ao longo dos séculos. Hoje, ao completar um milênio desde o início das obras, é uma das atrações turísticas mais populares do país fora de Paris – às vezes dominada por sua própria popularidade a tal ponto que seus guardiões recomendam que as pessoas fiquem longe.

A abadia, que fica na costa da região francesa da Normandia, a oeste de Paris, atraiu legiões de peregrinos ao longo dos séculos. Hoje, atrai 1,3 milhão de turistas por ano.

“No espaço de 1.000 anos, sua silhueta se tornou um emblema do universalismo francês”, escreveu o presidente francês Emmanuel Macron no Twitter em 5 de junho, após uma visita oficial ao local.

“A abadia, o símbolo do que somos: um povo de construtores”, escreveu.

Para comemorar o aniversário da abadia, o Monte está sediando concertos, conferências e um show visual chamado “Millennium Solstício” em 23 de junho, que contará com um show de luzes inédito.

Os visitantes também podem desfrutar de uma exposição sobre sua história e arquitetura até novembro de 2023.

Um testemunho da história

Abadia se ergue no meio do oceano no Monte Saint Michel / Arthit Somsakul/Moment RF/Getty Images

Erguendo-se de uma baía flanqueada pelas regiões da Normandia e da Bretanha, cercada por areia movediça, a abadia gótica do Monte Saint-Michel ergue-se sobre sua vila e grossas muralhas de fortaleza. Quando a maré sobe, o Monte emerge da água como uma Atlântida francesa, uma maravilha arquitetônica situada em uma bela paisagem natural.

Tornou-se um Patrimônio Mundial da Unescoem 1979. Um “casamento do gênio humano e da natureza”, comentou o presidente Macron em um discurso comemorando o milênio da abadia.

Apelidado de “maravilha do mundo ocidental”, a história do Monte remonta ao ano 709, quando um santuário em homenagem a São Miguel Arcanjo foi erguido na rocha. Tornou-se um local sagrado que continuou a evoluir do século 11 ao século 16.

Por: CNN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.