MODALIDADE OLÍMPICA É DESENVOLVIDA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO EM CAXIAS
Atividade é feita em escola municipal de Xerém
Em Duque de Caxias, o tiro com arco tem sido um diferencial no desenvolvimento dos alunos da Escola Municipal Dr. Ely Combat, em Xerém. Implementado pelo professor de História Allofs Daniel Batista, que também é instrutor da Associação Field Brasil, o projeto faz parte do Programa de Suporte à Aprendizagem (Prosa), criado pela Secretaria Municipal de Educação em 2021. Desde maio, 45 alunos participam dos treinos às quintas-feiras, no contraturno escolar.
O esporte, além de promover concentração e disciplina, é integrado às aulas de História, abordando a evolução do arco e da flecha. Batista destaca a inclusão proporcionada pelo tiro com arco, que não faz distinção de gênero, raça ou limitações físicas.
Fabiana Assis, da Coordenadoria de Ensino Fundamental Anos Iniciais (CEF I), explica que o Prosa visa oferecer suporte pedagógico por meio de atividades diversificadas, alinhadas à matriz curricular e que promovem o desenvolvimento integral dos alunos. O aluno Felipe Lopes, de 10 anos, destaca que as aulas são mais empolgantes do que ficar no celular.