MMSG E CEDAE PROMOVEM ‘PASSEIO CIENTÍFICO’ PARA ESTUDANTES DE PERIFERIAS DE SÃO GONÇALO
Cerca de 40 adolescentes que integram os Projetos RECRIA e Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA/SG) visitaram, nesta semana, a sede da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (CEDAE), na Cidade Nova, na Zona Central do Rio.
Durante a visita, os adolescentes, oriundos das unidades Centro, Jardim Catarina e Complexo do Salgueiro (RECRIA/NEACA-SG), foram divididos em três grupos e participaram de ações recreativas guiadas por uma equipe técnica da CEDAE. Os estudantes tiveram acesso a conhecimentos referente à captação e tratamento da água e as tecnologias que a empresa vem aplicando em seu dia a dia de trabalho.
Em outra etapa da visita, os adolescentes visitaram o laboratório simulado com a ‘caixa de erosão’, conheceram técnicas da impressão 3D, tiveram acesso aos óculos 3D com realidade virtual e participaram de uma oficina de podcast, onde simularam um programa com interação do público.
Durante o evento foram servidos lanches e um almoço. Ao final, os adolescentes participaram de um jogo de perguntas (Quiz) sobre os conhecimentos adquiridos durante o ‘tour’ científico.
Compartilhar conhecimentos e vivências
Integrante da equipe ESG e coordenadora do CEDAE Por Elas, Verônica Cristina resaltou a importância da experiência científica vivida pelos estudantes. A gestora destacou as possibilidades de expansão do conhecimento e da conscientização sobre o uso da água e a preservação do ambiente.
Integrante da equipe técnica do projeto RECRIA, o educador social Lucas Lima elogiou a proposta pedagógica e destacou o formato da dinâmica de ensino que manteve os adolescentes atentos e interessados nas temáticas.
Atendimentos em três municípios
Organizado pelo MMSG, o projeto NEACA Tecendo Redes, que tem apoio da Petrobras, foi iniciado em 2024 e atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).