
MINISTRO CONFIRMA LEILÃO DO TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ EM AGOSTO: “HISTÓRICO”
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse à CNN que o edital para a obra, do túnel interligando Santos ao Guarujá, será lançado no dia 27 de fevereiro e o leilão está previsto para 1º de agosto. O projeto terá participação dos governos federal e paulista.
“Estamos tirando, do papel, uma obra aguardada há quase cem anos pelos moradores da região”, disse Silvio Costa Filho. “Além de fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar na Baixada Santista, o túnel vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano. Além disso, vai fortalecer a infraestrutura portuária e ajudar cada vez mais na geração de emprego e renda do país. Essa é a maior obra da história”, garantiu o ministro.
Como mostrou a CNN na quarta-feira (12), o acerto para lançamento desse edital foi tratado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em reunião no Palácio do Planalto.
A obra tem custo de R$ 6 bilhões e será custeada pelos governos paulista e federal, com complemento de investidores privados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Além do túnel, o projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado (a profundidade do porto) e garantir a manutenção da área.
Antiga reivindicação na Baixada Santista, o túnel deve beneficiar pelo menos 80 mil pessoas diariamente. Cerca de 14 mil automóveis e caminhões de até três eixos fazem diariamente o trajeto entre Santos e Guarujá.
Pela estrada, a viagem dura aproximadamente uma hora. Por balsa, pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feita em menos de dois minutos.
por Caio Junqueira – CNN