O seu canal de Noticias

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA DIRETRIZES PARA ELIMINAR A MENINGITE

Próximo ao Dia Mundial de Combate às Meningites, Brasil lança as diretrizes do plano nacional para derrotar as epidemias de meningite no país e reduzir as mortes provocadas pela doença

O Ministério da Saúde lançou, na quinta-feira (3), as diretrizes do “Plano Nacional para o Enfrentamento às Meningites até 2030”. O Brasil caminha para ser o primeiro país da região das Américas a estruturar um plano estratégico com tal finalidade. O documento afirma o compromisso brasileiro com o Roteiro Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), firmado em 2021, para derrotar as epidemias que ocorrem no mundo e reduzir em 70% as mortes provocadas por elas até 2030.
O lançamento das diretrizes ocorreu durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Combate às Meningites, lembrado no dia 5 de outubro, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), na Organização Pan Americana de Saúde (Opas), em Brasília. Durante o evento, a pasta apresentou também o Informe Epidemiológico das Meningites no Brasil.
Em seu discurso, a secretária da SVSA, Ethel Maciel, destacou a importância da colaboração entre os governos estaduais e municipais. “O combate à meningite é uma prioridade para nós. Estamos dedicados a fortalecer as ações de prevenção e garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado”, afirmou.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, ressaltou a relevância do Brasil na luta contra a doença. “De 2010 a 2023, o Brasil registrou mais de 226 mil casos de meningite, o que representa uma média de 44 casos por dia. É um tema que merece nossa total atenção”, destacou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.