MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PRORROGA PERMANÊNCIA DA FORÇA NACIONAL NO RIO POR 30 DIAS
Vigência do reforço terminaria neste domingo (31). Agentes de 9 estados estão atuando no Rio de Janeiro desde o dia 16 de outubro.
A portaria com a prorrogação foi assinada após pedido do governador Cláudio Castro (PL), que enviou na quarta-feira (27) um ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. As tropas ficariam no estado até este domingo (31).
Foi a 2ª extensão de prazo do reforço — a 1ª foi em janeiro. Castro não deu uma duração desejada nesse pedido.
Cerca de 300 agentes patrulham as estradas federais no RJ desde 16 de outubro.
Nesta quarta-feira (27), equipes do RJ2 percorreram essas vias e não encontraram efetivos da corporação (veja na reportagem acima).
A Força Nacional vem atuando na segurança pública do Rio de Janeiro desde o dia 16 de outubro. A operação autorizada pelo Ministério da Justiça no estado. Em novembro, já tinha custado mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Ao todo, 300 homens e mulheres de nove estados foram deslocados para o Rio de Janeiro com o objetivo de atuar nas rodovias que cortam o estado, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas.
Diante da crise na segurança pública fluminense, a operação do Ministério da Justiça foi autorizada após pedido de apoio do governador Cláudio Castro (PL), em meio à escalada da violência no estado.