MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTUDA CRIAR UNIVERSIDADE INDÍGENA
Atualmente, países como Bolívia e México possuem universidades indígenas
Pensado pela primeira durante a gestão de Dilma Rousseff, o Ministério da Educação (MEC) estuda fundar a “Universidade Indígena”. Uma portaria com a medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (17) e um grupo de trabalho foi articulado.
Reportagem do G1 destaca que, em dezembro de 2023, representantes dos povos indígenas participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados onde pediram a criação de uma universidade própria.
Atualmente, países como Bolívia e México possuem universidades indígenas. A unidade mexicana, por exemplo, oferece cursos como Direito, Biotecnologia e Sistemas Computacionais, além de mestrados e doutorados.
Atualmente, o Brasil abriga centenas de povos indígenas diferentes, com línguas, culturas e tradições distintas. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e de organizações indígenas, estima-se que existam mais de 300 etnias indígenas no Brasil. Cada uma dessas etnias possui sua própria história, modo de vida, língua e território tradicional.